quarta-feira, 10 de novembro de 2010

Estamos na Africa do Sul

Queridos irmaos e amigos, saudacoes da Africa.

Perdoe-me, mas nao sei colocar os acentos nesta m'aquina, como podem observar. Conto com seu perdao.
Saimos ontem cedo de Maputo, Mo'cambique. Infelizmente, n'ao poderemos entrar em Botswanna, por motivo de visto, mas hoje, aqui em Johannesburg, pude rever nosso missionario, pr. Girlan, que esta la ha alguns anos. Estamos juntos, como tambem sua esposa, Denise. Trouxe bastante material de discipulado para ele e ja entreguei.

Chegamos aqui hoje as 3hs da manha, tendo viajado o dia inteiro, embora tenhamos parado para conhecer um safari aqui na Africa do Sul, afinal, afinal, ningu'em 'e de ferro. Nossa equipe estava muito cansada. Muitos n'ao se prepararam fisicamente para aguentar caminhar as distancias necess'arias. Numa igreja que ministrei, para os irm'aos terem ideia, caminhei quase cinco kilometros, sendo dois, dentro de uma favela, cortando pelos becos, claro que com alguns membros da igreja. Mas foi tudo bencao. Muitos da equipe estao com pequenos problemas de saude, talvez reacao do forte medicamento que estamos tomando, como profilaxia contra a malaria.

Aqui na Africa do Sul, dormimos na casa da JMM e logo cedo, viemos para outra casa, pertecente a Jocum, pois la na casa estava sem condi'coes de ficarmos, por causa do estamos de saude da missionaria Edna, que la mora, com seu esposo, pr. Roberto. Para quem nao sabe, a missionaria Edna teve tres aneurismas cerebrais, devido a um cancer, descoberto ha dias, mas hoje fizeram o primeiro cateter e ela ficara tres dias em observacao para ver as reacoes. Eu ja os conhecia do Brasil e ontem o revi. Pedimos suas ora'coes por eles.

Estamos nos preparando para recome'car os trabalhos amanha, ainda nao sabendo para onde irei, embora queira ficar por aqui, para estar mais tempo com o pr. Roberto.

Sou grato a todos que tem nos acompanhado e orado por n'os. Estamos bem de saude, fisica e emocional e preparado espiritualmente para a obra.

Que Deus aben'coe a todos.


quarta-feira, 3 de novembro de 2010

Epístola da África_II

Queridos amigos e intercessores,

obrigado pelas suas orações. Infelizmente náo pude escrever antes, pois não tive acesso a internet. A coisa aqui é dura! Sai de Maputo ontem e estou em Beira, a 1200 km de distäncia. Deus nos abriu inúmeras portas em Maputo e Xai Xai, onde uma equipe nossa ministrou. Temos em nosso grupo quatro palhaços, dois dentistas, uma enfermeira, duas especialistas em trabalho com crianças e dentre esses, outros pastores. Minha área de atuaçao é pregaçao e treinamento de liderança. Aqui em Moçambique tem vários aspectos culturais bastante diferentes. Um deles ainda é o papel do curandeiro da vila, chamado de Médico tradicional. Isso em vários locais dos bairros e os batuques sáo constantes. Quando nascem, as crianças são apresentadas e oferecidas äs divindades e há muitos casos de sacrifícios de crianças, etc.
Deus tem nos aberto inúmeras portas para pregarmos o evangelho e sabemos que a obra está sendo feita. O material que trouxe, da Vila Dalila, Brasilandia, do Pepe Network, tem sido de fundamental importäncia aqui.
A guerra espiritual é visível e sentimos muito. A maioria tem sofrido problemas de pressáo baixa, mas estou bem, graças a Deus.

Continuem intercedendo por nós.

Abraço a todos.