quinta-feira, 22 de outubro de 2009

A Bíblia na mão não transforma ninguém

Pelo cristianismo bíblico


Muitas Bíblias são distribuidas, nem todas são lidas. Temos uma espécie de cristianismo menos bíblico, se isso é possível, um cristianismo sem a transformação que só o envolvimento com a Bíblia pode produzir. Vamos mudar isso. Vamos levar os brasileiros a um maior envolvimento com as Escrituras.
Nos primeiros dias de outubro, em Melaka na Malásia, aconteceu a Consulta Mundial para Envolvimento com a Bíblia (World Wide Scripture Engagement – Consultation). Esta consulta foi uma iniciativa do Forum Internacional de Agências Bíblicas (iFOBA – Forum of Bible Agencies – International) e reuniu líderes cristãos de dezenas de países, vindos de todos os continentes, reconhecendo que o acesso à Bíblia não é suficiente se as pessoas não se envolverem.
A consulta foi planejada para reunir pessoas de uma grande variedade de contextos, experiências e organizações que estão atuando no envolvimento com as Escrituras e desejam aprender como fazê-lo com mais eficácia. O foco da consulta se concentrou em três áreas: prover o acesso às Escrituras em línguas e meios apropriados; Criar um clima sócio-cultural indutivo ao envolvimento com as Escrituras; Facilitar o “encontro” com a Palavra, ou seja, o relacionamento pessoal com ela. O programa trabalhou através do compartilhamento de experiências pessoais e a reflexão sobre elas.
Na consulta o Brasil foi representado por três missionários brasileiros e três missionários atuantes no Brasil. No último dia da consulta os participantes se reuniram por regiões. A região da América Latina, com cerca de 20 pessoas se organizou em três grupos – um formado pelos representantes do Brasil. A proposta era desenvolver um plano para aplicação local dos esforços da conferência. O grupo do Brasil desenvolveu um plano com três elementos: 1) A composição de um conjunto mínimo de princípios transferíveis para envolvimento com as Escrituras; 2) A realização de uma consulta para envolvimento dos povos indígenas com os textos das Escrituras já disponíveis em suas línguas; 3) A realização de uma consulta para envolvimento dos brasileiros em geral com as Escrituras. Ambas consultas a serem realizadas no mês de setembro de 2010.
A consulta para envolvimento dos povos indíginas já vinha sendo articulada por missionários da SIL junto ao Ministério Indígena da AMTB – Associação de Missões Transculturais. A consulta geral ficou confiada à mediação da AMME Evangelizar, representada na Consulta Mundial por seu fundador e presidente missionário José Bernardo. Esse esforço pelo envolvimento dos brasileiros com as Escrituras foi denominado “Alicerce”, e um web site foi criado para concentrar informações atualizadas.

Para mais informações visite o site www.evangelizabrasi.com/alicerce.

Nenhum comentário:

Postar um comentário