quinta-feira, 12 de novembro de 2009

O primeiro culto no Brasil

Você sabia...

... que o primeiro culto e a primeira celebração da Ceia do Senhor aconteceram na Baía de Guanabara?

Os franceses na Guanabara (1555-1567): no final de 1555, chegou à Baía da Guanabara uma expedição francesa comandada pelo vice-almirante Nicolas Durand de Villegaignon, para fundar a "França Antártica." Esse empreendimento teve o apoio do almirante huguenote Gaspard de Coligny, que seria morto no massacre do dia de São Bartolomeu (24-08-1572).
Em resposta a uma carta de Villegaignon, Calvino e a igreja de Genebra enviaram um grupo de crentes reformados, sob a liderança dos pastores Pierre Richier e Guillaume Chartier (1557). Fazia parte do grupo o sapateiro Jean de Léry, que mais tarde estudou na Academia de Genebra e tornou-se pastor (†1611). Ele escreveria um relato da expedição, História de uma Viagem à Terra do Brasil, publicado em Paris em 1578.
Em 10 de março de 1557, esses reformados celebraram o primeiro culto evangélico do Brasil e talvez das Américas. Todavia, pouco tempo depois Villegaignon entrou em conflito com as calvinistas acerca dos sacramentos e os expulsou da pequena ilha em que se encontravam.
Alguns meses depois, os colonos reformados embarcaram para a França. Quando o navio ameaçou naufragar, cinco deles voltaram e foram presos: Jean du Bordel, Matthieu Verneuil, Pierre Bourdon, André Lafon e Jacques le Balleur. Pressionados por Villegaignon, escreveram uma bela declaração de suas convicções, a "Confissão de Fé da Guanabara" (1558). Em seguida, os três primeiros foram mortos e Lafon, o único alfaiate da colônia, teve a vida poupada. Balleur fugiu para São Vicente, foi preso e levado para Salvador (1559-67), sendo mais tarde enforcado no Rio de Janeiro, quando os últimos franceses foram expulsos.

Leia um texto da Confissão de Fé da Guanabara:

"No dia 7 de Março de 1557 chegou a Guanabara, no Rio de Janeiro, um grupo de huguenotes (Calvinistas franceses), devido a divergências de pensamentos entre católicos e reformados, o que resultou em conflitos e guerras religiosas em 1550 na Europa, os protestantes instalaram-se no Brasil fundando a França Antártica na ilha de Villegaigon,local que tornou-se um refúgio para os calvinistas perseguidos na França.No dia 10 de Março de 1557 foi realizado o primeiro culto protestante no Brasil, o sermão ministrado pelo Pr Pedro Richer foi embasado pelo salmo 27, o culto foi realizado na atual praça 15, no Rio de Janeiro. A ilha onde se instalaram os franceses ficava na Baia de Guanabara, no forte Coligny que é hoje o atual campus da Escola Naval.No dia 21 de março de 1557 foi celebrada a primeira Santa Ceia no Brasil celebrada conforme a liturgia dos reformadores. Houve várias perseguições aos protestantes no Brasil e muitos foram enforcados e outros expulsos do país. Antes de morrer, entretanto, foram obrigados a professar por escrito sua fé, no prazo de doze horas, respondendo uma série de perguntas que lhes foram entregues. Eles assim o fizeram, e escreveram a primeira confissão de fé na América, o que conhecemos como "A Confissão de Guanabara", sabendo que com ela estavam assinando a própria sentença de morte.Hoje nós podemos professar nossa fé livremente, as leis do nosso país garantem proteção às nossas liturgias e locais de culto, podemos falar do amor de Deus a todos que perecem, quer sem recursos financeiros ou mesmo os abastados de riquezas, que as vezes pensam estar isentos do juízo de Deus.Você pode aceitar o Senhor Jesus como salvador hoje e ser livre, livre da culpa, livre da depressão, da acusação de sua mente pois Ele pode e quer te ver livre, livre para servi-lo, para proclamá-lo a todos sem reservas. E você que tem sido tímido em falar do amor de Deus, saiba que noutro tempo homens e mulheres entregaram a própria vida para que você tivesse a oportunidade de ouvir falar de Jesus Cristo e seu amor."

O Protestantismo no Brasil - Alderi Souza de Matos - historiador

Nenhum comentário:

Postar um comentário